sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Fotos e artigo sobre a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, PR - O futuro sem fronteiras - 06 de setembro de 2013, por Giovani Pasini

Alexandre - Presidente da Fundação Cultural Foz do Iguaçu

Sr. Júlio Devoto - Consul Argentino em Foz do Iguaçu

Palestra sobre Educação Intercultural e Antropofagia

Público presente

Participação significativa na Feira


O futuro sem fronteiras


        Nessa semana, participei da “Mostra Latino-Americana de Literatura”, organizada pela Fundação Cultural Foz do Iguaçu e pela Universidade Latino Americana (UNILA), fazendo parte da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz. 
    Na oportunidade, apresentei o ensaio "Educação e Intercultura: repensando a América Latina pela antropofagia", construído sob a orientação do Prof. Dr. Valdo Barcelos, da UFSM, que visa propagar alguns ideais: descolonização do saber; diálogos entre os povos (“entrelugares”); etc. Abordei, principalmente, as teorias da educação intercultural e da antropofagia, temas que pesquiso, junto com o Prof. Valdo e que coloco como “metas de vida”. Falei, também, da importância da leitura; da necessidade do incentivo ao novo leitor e escritor. 
      Apesar do cansaço da viagem, o evento foi significativo. Pelo pouco que vi de Foz do Iguaçu, as impressões foram positivas. Um local limpo, bem planejado, organizado. Apesar do cansaço da viagem, saí realizado com a efervescência cultural. Sou brasileiro, antes de ser santiaguense. O nosso país é lindo, assim como é a América Latina. Nós, humanos, temos a tendência ao fanatismo. Fanatizar religião, futebol, política (etc.). 
     Entretanto, nós, interioranos, temos um “quê” a mais. Algumas vezes, fanatizamos até o “cuidar do outro”, não respeitando os limites. Essa é uma diferença básica: limite e fronteira. Limite é respeito – fronteira é imaginação. Será que um dia teremos o “futuro sem fronteiras”? Utopia. Utopia? Domine a vontade de entrar nos limites da vida do outro; é um bom começo. Arrebente, entretanto, essas fronteiras que chamamos de “panela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...