terça-feira, 15 de outubro de 2013

Carta de Puerto Iguazú - SANTA MARIA foi escolhida como sede de evento internacional de educação e literatura

No dia 13 de outubro de 2013, durante o evento internacional de Puerto Iguazú, Argentina, a cidade de Santa Maria, RS, Brasil, foi escolhida para sediar o V Congresso Internacional de Educação Intercultural e Literatura Contemporânea / VIII Encontro de Escritores do MERCOSULO evento ocorrerá em maio ou junho de 2014, na cidade de Santa Maria.

I Encontro de Escritores do MERCOSUL - 1995 - Santiago, RS, Brasil
II Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2009 - Santiago, RS, Brasil
III Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2009 - Virasoro, Misiones, Argentina
IV Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2010 - Santiago, RS, Brasil
V Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2010 - Posadas, Misiones, Argentina
VI Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2012 - Puerto Iguazu, Misiones, Argentina
VII Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2013 - Puerto Iguazu, Misiones, Argentina
...
VIII Encontro de Escritores do MERCOSUL - 2014 - Santa Maria, RS, Brasil

Veja as fotos e o conteúdo da CARTA DE PUERTO IGUAZÚ (assinada por dirigentes brasileiros, argentinos e paraguaios) no dia 13 de outubro de 2013.

Foto: Solcito Christin

Foto: Solcito Christin

Foto: Solcito Christin

Foto: Solcito Christin



2 comentários:

  1. Que maravilha! O Encontro dos Escritores, dos produtores culturais, artistas que estiveram na cidade argentina de Puerto Iguazú, em Misiones, foi realmente muito importante para selar , aproximar as fronteiras e as culturas diversas e belas, com certeza! Nós que tivemos a oportunidade e a felicidade de lá estar e participar saímos enriquecidos com a transmissão de conhecimentos interdisciplinares, com outros diálogos e entendimentos sobre a educação,a cultura, a arte e todas as formas alternativas de vivenciá-las e praticá-las! Saímos também fortalecidos e empenhados em prosseguir, em melhorar-nos, em aprender cada vez mais e assim ir na busca contínua e incessante dessas amplas metas que é a educação a cultura, a arte e enfim o aperfeiçoamento da vida!
    Perguntando-nos o que seria do mundo sem elas? Sem, arte, sem educação, sem cultura, sem integração dos povos? O que faríamos? Como seríamos? Humanos que somos e necessitados de amplamente viver e construir um mundo melhor , mais harmonizado, sustentável, belo, saudável, lindo materializado como uma grande meta , um sonho... o mais belo sonho do ser... daquele ser que , às vezes, está perdido no meio de desarmonias, violências, falta de cultura, de arte, de amor, de fantasias... Um mundo sem fronteiras de conhecimentos, sentimentos, ações altruístas, integração, aprendizado constante , produção do melhor que o interior do homem pode dar... Aos produtores, aos escritores , aos artistas, a los hermanos que estuveran en el Encuentro del Puerto Iguazú gracias, muchas gracias... Ah no me olvido de las Cataratas magnificamente bellas , bellas, bellas!!!!! Son con certeza una Obra de Diós ... que allí presente está... Las Cataratas son fuerza y expresión artística de las manos divinas! Gracias y mucho!
    LIA SARTORI
    de Santa Maria/RS/Brasil

    ResponderExcluir
  2. Caro Pasini:
    Hoje, depois de algumas horas de sono e organização mental, me sinto em condições de escrever-te para dizer algumas palavras que não pude dizer pessoalmente.
    Minha mente ainda não deu conta da quantidade de informações que recebeu. Já participei de muitos eventos, mas confesso que este mexeu muito comigo, em especial pelos temas tratados. E acima de tudo pelas pessoas que conheci, entre elas Mosar da Costa com sua fala tranquila, de quem expõe com propriedade seus pontos de vista, me trazendo essa reflexão sobre os adultos maiores. Em meu livro Senderos/Caminhos vários de meus textos abordam essa temática talvez por sentir que este tempo se aproxima também para mim.
    E por último por ter tido a oportunidade de conhecer Giovani Pasini. Essa postura de elegante humildade, admitido falhas, tentando reorganizar propostas, sem alterar o tom de voz mesmo quando as coisas não haviam saído tão bem... te parabenizo pelas atitudes, pela liderança, pela segurança que deste ao grupo em todos os momentos. Sei que não é fácil...
    Espero ter a oportunidade de reencontrar-te em outros momentos para poder compartilhar esta busca do bem e do belo.
    Abraços fraternos desde minha São Lourenço do Sul nesta bela tarde de sol.
    Cleia Dröse
    Presidente do Centro de Escritores Lourenciano

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...