quarta-feira, 30 de abril de 2014

Artigo do Jornal Expresso Ilustrado - 18 Abr 2014 - 7 razões para a Secretaria de Cultura de Santiago - por Giovani Pasini

7 razões: Secretaria de Cultura

Resolvi apresentar 7 tópicos em defesa da criação da Secretaria Municipal de Cultura, os quais exponho a seguir:
1. A “educação” é o método como uma geração dialoga com a outra, enquanto a “cultura” é todo o conhecimento, arte, hábitos, costumes adquiridos pelo humano, de uma determinada sociedade; ou seja, são coisas diferentes.
2. Santiago já não é mais uma simples cidade, como outra qualquer do interior: ela se definiu como “Terra dos Poetas”.
3. Diversos municípios brasileiros já possuem Secretaria de Cultura independente, como Goiânia (GO), Campinas (SP) e a quase vizinha Santa Maria (RS).
4. Educação e cultura, dois assuntos importantes, de extrema carga de trabalho, não devem ficar centralizados numa única pasta. Um dos dois, naturalmente, será colocado para segundo plano (cultura).
5. As necessidades da educação são fortes, urgentes, notórias e dominam a atenção da secretaria. Já a cultura de Santiago - essa precisa de verbas próprias, de independência, para poder respirar sem aparelhos.

6. A cultura está mais ligada ao turismo, desportos ou lazer. Por exemplo, em Feira de Santana (BA), Chapecó (SC), existe a “Secretaria de Cultura, Desportos e Lazer”. Já em Bragança Paulista (SP), São João Del Rei (MG), temos a “Secretaria de Cultura e Turismo”; afinal, as obras construídas não auxiliam para o turismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...