quarta-feira, 1 de julho de 2015

Coluna Jornal A Razão, 1 de julho de 2015 - Longe do Ninho (Giovani Pasini)

Artigo jornal A Razão - 1 de julho de 2015 - 

Longe do ninho
Giovani Pasini (professor e escritor)
E-mail: professorpasini@gmail.com


“Somos pássaro novo, longe do ninho (...)”. Assim escreveu Renato Russo, da banda Legião Urbana. Ele, um dos grandes letristas da música brasileira, produziu uma arte diferenciada, em virtude de sua intelectualidade potencializada pela marginalização. Algumas vezes, ao ficarmos “à margem da sociedade”, adquirimos uma introspecção produtiva. O isolamento do Renato foi baseado, em parte, pela homossexualidade latente e pela falta de identificação com uma sociedade superficial e materialista.

Alguns leitores concordarão comigo: a catarse (libertação) só é alcançada quando transformamos solidão em arte. A tristeza é uma bela fonte de energia, quando direcionada para a criação. Reflexão faz bem. Arte também faz.

Esse texto é destinado à sociologia de nosso povo latino, tão sofrido e marginalizado. “Somos pássaro novo, longe do ninho”. Perdidos, não sabemos o rumo que tomaremos. Queremos uma mãe-pátria que cuide bem de seus filhotes. Ela, contudo, nos abandona. Por isso, permanecemos desorientados entre manifestações carnívoras e opressoras. Caídos no terreno de lobos, onças e gaviões.

Os séculos passam e o nosso Brasil continua tangenciando a própria história. Mas, o nosso país não é feito de humanos? Pessoas passam, pessoas pensam. Os hábitos – bons hábitos – podem mudar um povo, pois são cultuados pelo próprio povo.

Talvez, caro leitor, mesmo antes de eu terminar essa xícara de café, numa livraria de Santa Maria, a nossa sociedade já tenha percebido que precisa de menos festa e de mais solidão. Menos propina e mais catarse. Marginalizados, o que nos sobra é a arte.

Afinal, o lobo, a onça e o gavião também se sentem solitários.
O que fazer? “A única coisa a fazer é tocar um tango argentino”.
Manuel Bandeira levanta da cadeira e vai pagar a conta.
Pagaremos a conta?
Ah! Pagaremos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentário neste blog.
Agradeço o tempo investido nesta comunicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...